Ponte - Escolas para o Futuro
- ¿Cuál es el problema que están resolviendo?
- Todos os anos 2 milhões de jovens se formam no Ensino Médio no Brasil (8% de crescimento nos últimos 6 anos). Despreparados para a nova era pós-digital, ingressam na universidade e gastam entre R$20.000,00 e R$50.000,00 reais ao longo de 4 a 5 anos. Alguns abandonam, mudam de área ou empreendem, mas 46% acabam desempregados, contribuindo para a população de 13,1 milhões de desempregados no Brasil. Enquanto isso, a tecnologia cresce de forma exponencial, substituindo o emprego de 5 milhões de pessoas e criando novas profissões. 65% das profissões que as crianças de hoje ocuparão no futuro ainda não existem, nem estão sendo contempladas no ensino superior formal. Paralelo a isso, 63% das vagas do mercado digital brasileiro estão vacantes, o que significa que 200 mil vagas estão sem candidatos qualificados, o dobro da taxa mundial (36%). O que as Escolas estão fazendo quanto a isso? Descobrimos que algumas nem se deram conta da urgência, outras estão contratando consultorias. Ou seja, ninguém ainda ocupou esse lugar.
- ¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
- Através da parceria com o Salvador Meu Amor, movimento de empoderamento local que existe há 10 anos, vamos realizar a Virada de Educação. A virada acontecerá durante o maior festival de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável, que existe desde 2011 e já mobilizou mais de 7 milhões de pessoas em diversas cidades do país. Vamos reunir escolas, pais, estudantes e ativistas e mobilizar parceiros estratégicos como governo e sociedade civil para discutir o futuro da educação.
- ¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
- 2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
- ¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
- A escola de hoje está formando os heróis de ontem para as guerras de amanhã. E essa conta não fecha. O nosso modelo educacional tradicional data do século XVIII, desde então tanta coisa mudou, mas a escola permanece a mesma. Para que haja uma transformação educacional, é preciso ser massivo e escalável, por isso nascemos. A tecnologia e a internet tem mudado a nossa cultura, nossa forma de se relacionar e se organizar, mas ela também tem o potencial de transformar nossa aprendizagem. Se as máquinas estão substituindo o trabalho humano mecânico e operacional, porque não estamos investindo em nos desenvolvermos enquanto seres humanos, potencializando nossas habilidades comportamentais, de colaboração, criatividade, empatia e empreendedorismo? Nascemos com a missão de democratizar a aprendizagem necessária para sobreviver no século XXI, usando a tecnologia como aliada da transformação educacional.
- Nombre y apellido representante del equipo
- Ticiana Figueirêdo
- Equipo
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Ponte - Escolas para o Futuro"
¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?
Apoyar idea
Entrega tu apoyo a "Ponte - Escolas para o Futuro"
Colabora
Regístrate o ingresa para ayudar a Tici a mejorar su propuesta.
Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta
Regístrate o ingresa para reportar este comentario